17- Sintegração sobre Abertura
No dia dia 06/10/2022, tivemos uma dinâmica de sintegração na aula de AIA que eu nunca havia participado antes. Funcionava da seguinte maneira: a turma era dividida em 4 grupos, cada qual com em média 13 alunos, e esses alunos eram divididos em subgrupos, um para debate, outro para crítica e outro para observação. Foram 4 rodadas nas quais nós tínhamos 20 minutos para debater o tema e outros 5 para as críticas, cada rodada com um tema e um grupo diferente.
No meu primeiro grupo eu fui uma dos críticos, o tema era: Discutir as possibilidades de interfaces com as quais as próprias pessoas engajem para dar continuidade na produção (como proposto por Haque), tendo em mente a mudança de foco do produto para o processo (como proposto por Jones). Fiz todas as minhas anotações, entretanto, infelizmente, não tive tempo para debater e não tive essa oportunidade novamente em outra rodada.
O segundo grupo foi para “discutir as possibilidades de interface e interação reativas, proativas e dialógicas (conforme discutido por Haque) problematizando o deslocamento da interface para a interação (mais interessa que a interação seja dialógica com uma interface simples do que complexificar a interface)”, foi minha vez de debater e nós concluímos que é EXTREMAMENTE importante uma interface simples, pois é mais acessível. Gostei bastante de apresentar minhas ideias, mas o restante do grupo não falou muito então a conversa não fluiu muito.
No terceiro grupo eu fui observadora e foi uma tortura pois o debate estava muito bom, eu tinha alguns pontos que gostaria de apresentar para meus colegas mas não podia interferir. O objetivo era “problematizar a proposta de obstáculo no contexto de abertura de possibilidades” e o que mais foi citado foi o objeto como obstáculo no desenvolvimento individual, pois nos vemos presos e dependentes de muitos objetos no nosso cotidiano.
Eu discuti novamente na quarta e última rodada sobre o que é entendido como objeto/ quase-objeto/ não-objeto. Não foi a melhor conversa pois, acredito eu, estávamos cansados, contudo, foi ótimo para mim pois a diferença entre esses termos ainda estava bastante confusa.
Essa dinâmica foi muito interessante pois conseguimos desempenhar diversos papéis nas conversas, e, além de desenvolver temas diferentes, tivemos contato com várias opiniões e pensamentos que em certo momento convergiram em todas as rodadas.
Comentários
Postar um comentário